Terapias holísticas, ou alternativas, também chamadas de complementares, ou integrativas, são práticas reconhecidas e incentivadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS, que incluem atividades como: reiki, terapia floral, aromaterapia, arteterapia, fitoterapia, constelação familiar, meditação e yoga, entre outras técnicas, muitas delas milenares.
A palavra holística vem de “holos” que em grego significa todo, inteiro. Portanto, a proposta da terapia holística é cuidar do ser humano como um todo, com foco em equilíbrio físico, emocional e energético, qualidade de vida e bem-estar.
Utilizando técnicas e procedimentos inerentes à sua formação, ou especialização, o terapeuta holístico tem como premissa ajudar seus clientes a lidarem com problemas e questões que podem ocasionar desequilíbrios, tais como estresse, ansiedades, medos, tensões, bloqueios e insatisfações pessoais e profissionais, com abordagens que buscam estimular a promoção, prevenção e recuperação do equilíbrio, por meio de métodos naturais, pautados, principalmente na escuta e no cuidado integral e humanizado.