Mindfulness, ou atenção plena é um conjunto de técnicas cientificamente comprovadas, que ajudam o indivíduo a se concentrar nas experiências, atividades e sensações do momento presente.
O conceito de mindfulness foi sistematizado nos anos 70 por Jon Kabat-Zinn, professor da Universidade de Massachusetts, como um programa para redução de estresse baseado em técnicas milenares de concentração e meditação. Um estudo na Universidade de Harvard concluiu que, em média, durante 47% do tempo as mentes das pessoas estão totalmente distraídas. Com as técnicas de mindfulness o indivíduo eleva o foco e a concentração.
Para atingir este propósito, utiliza-se principalmente a prática da meditação (meditação Mindfulness), por meio da qual o indivíduo deve se concentrar, durante um período de tempo (que pode ser inicialmente 10 minutos), na respiração, nos batimentos cardíacos, em determinado objeto, ou imagem. Existem aplicativos que ensinam e ajudam a meditação guiada. Quando estivermos fazendo algo, precisamos focar somente naquilo. Não há nada de errado e é até normal se distrair. O importante é percebermos que isso está acontecendo e conseguirmos voltar ao foco e ao que é realmente importante no momento presente. Não importa o que aconteceu no passado, ou em qualquer outra situação, e sim, que podemos fazer novas escolhas, que podemos mudar. Essa mudança requer atenção plena, e se for possível, com sentimentos de boa vontade e gratidão para que seja bem-sucedida.