Psicanálise

Psicanálise

A psicanálise é um método terapêutico que estuda o comportamento humano, sintomas, ansiedades, emoções, fobias e conteúdos inconscientes. Foi descoberta pelo neurologista austríaco Sigmund Freud no final do século XIX.  

Após Freud, muitos outros psicanalistas de expressão contribuíram para o desenvolvimento e importância da psicanálise. Entre eles, podemos citar o suíço Carl Gustav Jung, que criou alguns dos mais conhecidos conceitos psicanalíticos, como os arquétipos, o inconsciente coletivo, o complexo, a sincronicidade, e o francês Jacques Lacan, que consagrou sua visão científica e filosófica da psicanálise, do estudo do ser, da própria realidade e uma proposta de “retorno a Freud”.

A psicanálise abre caminhos rumo ao autoconhecimento, ao inconsciente, ao bem-estar e ao equilíbrio, buscando dentro de nós mesmos, respostas e soluções para lidarmos com as melhores e piores situações na vida. Essa experiência, quase sempre é muito gratificante, reveladora e inspiradora.

A motivação de quem busca um psicanalista pode surgir quando essa pessoa percebe que está diante de acontecimentos e fatos que causam mal-estar, ou para aliviar seus sofrimentos psíquicos e emocionais, sejam eles resultados de dificuldades nos relacionamentos afetivos, sociais ou profissionais, medos, quadros de ansiedade, estresse ou depressão, dificuldades na tomada de decisões, fobias ou compulsões, entre outros sentimentos, emoções e comportamentos que não possam ser entendidos e solucionados sem a ajuda de um profissional.